serviços

          O Inmetro está credenciando, em todo o país, uma rede de Postos de Ensaios metrológicos em cronotacógrafos. O objetivo deste credenciamento é criar as condições necessárias para que os proprietários dos veículos disponham de uma ampla rede de estabelecimentos para o cumprimento da exigência legal. A Auto Peças Cebolão Ltda está entre as 27 oficinas cadastradas no estado de Goiás e autorizadas a prestar serviços de revenda, instalação e manutenção de cronotacógrafos.

          Em dezembro de 2008, o Inmetro publicou a Portaria n.º 444 determinando os prazos finais para a realização das verificações metrológicas subsequentes em cronotacógrafos:

1 - Veículos de transporte de produtos perigosos – 31/08/2009
• 2 - Veículos escolares – 31/10/2009
• 3 - Coletivo de passageiros em geral – 31/12/2009
• 4 - Veículo de cargas em geral – 31/12/2010

          No período que se encerra nas datas acima, os veículos deverão realizar os ensaios que comprovam o correto funcionamento do cronotacógrafo nos postos credenciados ou nos órgãos delegados do Inmetro (IPEM) já equipados com os simuladores necessários. Os veículos que ainda não dispõe da selagem necessária dos seus instrumentos devem, primeiramente, comparecer a uma das oficinas cadastradas para proceder a selagem de acordo com especificações estabelecidas na Portaria de aprovação de cada modelo de instrumento utilizado no país.

          Informamos que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 03/12/2010 a Portaria Inmetro nº 462/2010, que estabelece cronograma para a verificação dos cronotacógrafos instalados em veículos de transporte de cargas em geral. Os novos prazos para a verificação desses instrumentos foram estabelecidos com base no final da placa dos veículos, conforme a tabela abaixo:

          Informativo 36: Publicada Portaria que altera os prazos e estabelece cronograma para a verificação dos cronotacógrafos instalados em veículos de cargas em geral.

 
Placa com Final
Mês
0
Dezembro / 2010
1
Janeiro / 2011
2
Fevereiro / 2011
3
Março / 2011
4
Abril / 2011
5
Maio / 2011
6
Junho / 2011
7
Julho / 2011
8
Agosto / 2011
9
Setembro / 2011
            Fonte: Portaria INMETRO nº 462 de 2010

          Cumpridas as etapas de verificação e aprovados os registros, o Certificado de Verificação do Cronotacógrafo será enviado diretamente pelo Inmetro ao endereço informado pelo responsável pelo veículo por ocasião da realização do ensaio.

  Oficinas Cadastradas
  Fonte: INMETRO Cronotacógrafo

Como emitir a sua GRU:

- Clique no botão abaixo e preencha todos os dados do formulário, depois clique no botão Gerar.

Guia de Recolhimento da União

 

 Consultar seu Certificado:

- Clique no botão abaixo em seguida informe Renavam e Placa do veículo e clique no botão Consultar.

Certificados


Conheça as Eetapas do Ensaio Metrológico


          Para realizar a parte relativa aos ensaios previstos para as verificações subsequentes dos cronotacógrafos instalados em ônibus, caminhões e outros veículos em que o seu uso é obrigatório, está sendo implantada uma rede de postos credenciados no país.

          Mas antes de comparecer a um posto de ensaio, os veículos devem comparecer a uma oficina autorizada pelo fabricante e cadastrada no Inmetro para que o instrumento receba a selagem necessária para a realização dos ensaios. Na medida em que se trata da primeira verificação metrológica realizada nestes instrumentos, é recomendada a sua revisão antes da selagem.

          Nesta fase deverá ser paga a Guia de Recolhimento da União - GRU, que pode ser emitida através do link disponível acima ou se preferir poderá ser feita a emissão e pagamento da Guia nas próprias Lojas da Auto Peças Cebolão em Anápolis, onde além da facilidade você terá agilidade no processo.

Processo de Selagem

          Após a retirada do instrumento do painel do veículo, realizada por técnicos treinados pelos fabricantes, são colocadas as etiquetas de selagem, conforme plano aprovado pelo Inmetro, que garantem a integridade dos pontos passíveis de alterações. Após o apontamento da numeração das etiquetas utilizadas em relatórios, o instrumento é reinstalado no veículo.

Cadastramento

          Pronto para o ensaio metrológico no posto credenciado pelo Inmetro, o veículo deve ser deslocado para um posto de ensaios credenciado. A primeira etapa do ensaio é o cadastramento, em que são coletados os dados relativos ao veículo pela oficina cadastrada. Somente após compensar o pagamento da GRU (de 24 a 72 horas), é liberada a tela de captura dos dados do ensaio.

          Após isso é informada a selagem onde será liberado um Certificado Provisório com prazo de 3 meses de validade, orientamos para que assim que seja feita a selagem no tacógrafo o proprietário do veículo procure um posto credenciado para a emissão do Certificado de Verificação.

Cálculo do Raio Dinâmico

          A segunda etapa consiste na determinação do cálculo do raio dinâmico, com o veículo devidamente alinhado e posicionado sobre um piso plano de comprimento mínimo de 12 metros.

          Nesta etapa, é usado o distensiômetro laser. A placa alvo é posicionada à frente do veículo em uma distância mínima de 15 metros do pneu traseiro. Uma fita refletida branca é colada na parede lateral externa do pneu para que o sensor do feixe de luz, afixado no chassi ou na carroceria com o auxílio do braço articulador, identifique o número de voltas dadas pelo pneu. Transcorridas três voltas do pneu de tração do veículo, o distanciômetro captura as informações de distância percorrida, calcula o raio dinâmico e envia os dados para o equipamento simulador de pista.

          Somente a partir daí, o equipamento sinaliza que o veículo pode ser posicionado na pista de ensaios, onde o banco de rolos permite o movimento das rodas com o veículo parado.

Ensaio Metrológico

          Esta é a terceira etapa: a do ensaio propriamente dito. A velocidade estabelecida para o ensaio é de 50 quilômetros por hora ao longo de uma distância equivalente a dois quilômetros. O computador, instalado na pista, registra os dados emitidos pelo veículo.

          Os resultados, apresentados na forma gráfica e numérica, são enviados em forma de relatório ao Inmetro, junto com o disco diagrama usado no cronotacógrafo durante o ensaio e a foto do veículo, tomada por ocasião da chegada na pista de ensaio. No Inmetro ou no órgão delegado regional, é feita a leitura dos registros e, em caso de aprovação, emitido o Certificado de Verificação ou Certificado Definitivo. Se não for aprovado, o proprietário do veículo recebe uma notificação.


Vídeo sobre a Selagem e Lacração do Tacógrafo


 Fonte: Programa - Brasil Caminhoneiro

 

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